27/11/2020 | 08:17 | G1
Chuva alaga ruas de Curitiba e volume atinge, em seis horas, mais de 65% do esperado para todo o mês de novembro, diz Inmet
RPC

A chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana entre a noite de quinta-feira (26) e madrugada desta sexta (27) causou alagamentos em algumas ruas, principalmente no Centro da capital.

Além da quantidade intensa de água, o temporal teve bastante registro de descargas elétricas, mas, até o início da manhã, não havia registros de estragos pela Defesa Civil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 85,6 milímetros de água durante um período de aproximadamente seis horas e o volume atingiu mais de 65% do esperado para todo o mês, segundo os meteorologistas, que é de 124 milímetros.

Crise hídrica

Em todo o Paraná, a falta de chuva está prejudicando o abastecimento de água e essa é a maior crise hídrica já enfrentada pelo estado. A estiagem levou ao rodízio no abastecimento em Curitiba e Região.

Desde março, milhares de moradores de Curitiba e região ficam sem água por um intervalo de tempo em um esquema de abastecimento para tentar minimizar a situação da falta d'água.

Previsão

Conforme o Sistema Meteorológico Simepar, o tempo fica instável em grande parte do Paraná nesta sexta.

"Volta a ter chuva em várias cidades, porém, ao mesmo tempo, aumenta o risco de temporais porque o novo sistema frontal chega ao Estado e encontra um ambiente atmosférico muito aquecido", disseram os meteorologistas.

A chuva deve ocorrer de maneira mais intensa na metade sul paranaense, mas também há previsão de chuvas isoladas para a faixa norte, ainda conforme o Simepar.

Durante o sábado (28), volta a ter pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde na maioria das regiões do Paraná, afirmaram os meteorologistas.

Telefones para emergência

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para:

199 - Defesa Civil - alagamentos;

153- Guarda Municipal - fornecimento de lona;

156 - Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura - quedas de árvore;

193 - Corpo de Bombeiros - resgate.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS