22/09/2020 | 19:59 | Catve/Rádio Cultura Foz
Decreto que oficializa abertura da Ponte da Amizade é publicado
O governo do Paraguai anunciou a reabertura total da Ponte da Amizade a partir da próxima semana. De acordo com a imprensa paraguaia, a data será na terça-feira, dia 29 de setembro. A abertura total ocorrerá por um período de três semanas para teste. Um acordo deverá ser realizado com o governo brasileiro.

A informação foi confirmada pela Diretora de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola.  A abertura total inclui flexibilização para atividades turísticas e comerciais. No protocolo inicial estava previsto apenas flexibilização para atividades comerciais.

Segundo o protocolo aprovado, será habilitado uma área de trânsito para o ingresso e saída de pessoas na cabeceira da Ponte, até as cidades de Cidade do Lete, Hernandárias, Presidente Franco e Minga Guazú. O horário de acesso será entre 5h e 14h. A saída deve ocorrer até às 16h.

Após três semanas, será realizada uma análise epidemiológica para avaliar se houve alterações nos números de infectados e internados durante o período. Além disso, será avaliado se a população está seguindo os protocolos de segurança epidemiológico pré-estabelecido. Diante dos resultados, será decidido se a ponte continuará aberta ou não.

Haverá barreiras sanitárias no KM 30, além de outras em Hernandárias e Presidente Franco. Estas barreiras irão garantir que não haja dispersão das pessoas que entram no Paraguai e acessem outras áreas além do microcentro de Cidade do Leste.

A Diretoria Geral de Migração publicou oficialmente o decreto n° 4.026 pelo qual é aprovada a abertura parcial e temporária de passagens de fronteira com o Brasil.

Este será um teste de três semanas. Depois deste período será analisado a curva de infecção da Covid-19.

Haverá horário para entrar e sair e quem for ao Paraguai não poderá ultrapassar a área de comércio.

A data de abertura ainda depende de um acordo entre os presidentes dos dois países.

Em tempo, se o número de casos disparar no período de teste, as fronteiras podem fechar novamente.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS