11/06/2020 | 10:02 | Assessoria
Cadeia de Toledo é isolada após presos testarem positivo para Covid-19

A Secretaria de Estado da Segurança Pública esclareceu por nota que juntamente com o Depen (Departamento Penitenciário), adotou diversas medidas para impedir a contaminação de agentes e detentos do sistema prisional do Paraná. Houve distribuição de máscaras a presos e servidores, e ampla divulgação sobre sintomas da infecção e formas de evitar o contágio. As visitas, inclusive, foram restringidas logo após o início da pandemia.

Também foi criado um Plano de Contingência para a população carcerária, que prevê, entre outras ações, locais de isolamento para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19. Por questões de segurança e estratégia, não serão informadas as unidades.

Em relação aos registros ocorridos na Cadeia Pública de Toledo, a SESP e o Depen destacam que, após as confirmações, estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis para conter a transmissão e evitar que outros presos sejam contaminados.

Uma equipe médica deslocou-se para a unidade para avaliações mais aprofundadas, inclusive de estrutura. A unidade prisional está totalmente isolada e estão proibidas novas entradas no local. A testagem dos detentos abrigados na unidade foi realizada após um servidor apresentar resultado positivo para a Covid-19, o qual foi isolado de forma imediata.

Como determina o protocolo, o Depen solicitou ao município a aplicação de testes em presos com qualquer sintoma gripal. Dos 22 testados, 20 presos foram positivados, mas apresentam apenas sintomas leves da doença e passam bem.

O Depen determinou que sejam realizados testes em todos os presos custodiados no local e servidores. As amostras serão coletadas pelo diretor-clínico do Complexo Médico Penal (unidade referência no tratamento da doença no sistema prisional), Francisco Carlos Pereira dos Santos.

As instituições reafirmam o compromisso com a saúde da população carcerária, principalmente neste momento de alta no registro de casos, que torna toda sociedade suscetível à contaminação. Sendo assim, a Sesp e o Depen, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, estão tomando todas as medidas de assistência aos custodiados e, também, para coibir a proliferação da doença.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS