Matinhos e Pontal do Paraná, duas das principais cidades do litoral do Paraná, divulgaram que farão barreiras sanitárias durante o feriado de Corpus Christi para impedir o acesso de não moradores. A operação começa nesta quarta-feira (10), a partir das 18 horas, e vai até domingo (14), às 18 horas, para evitar um alto número de pessoas e evitar a proliferação do coronavírus.
Apesar do “fechamento”, as duas cidades não vão alterar o horário do comércio, que deverá seguir as medidas de higiene como máscaras e álcool gel. A operação, chamada de Corpus Christi, terá barreiras na PR-407, estrada das praias, PR-508, Alexandra Matinhos e a saída da balsa de Guaratuba. As ações serão feitas pela Guarda Municipal e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).
A regra é basicamente uma: para entrar nos municípios, é preciso comprovante de residência ou provar que está em deslocamento para o trabalho ou para tratamento de saúde emergencial. Caso contrário, a pessoa será impedida de acessar a cidade. Ou seja, quem quiser passar algum dia do feriado na praia, não tem mais Matinhos e Pontal como opções.
“A Operação visa o maior controle e prevenção ao aumento de casos de COVID-19. O acesso será permitido mediante comprovante de residência, trabalho ou emergência médica”, informa a nota da prefeitura de Matinhos.
Já a prefeitura de Pontal divulgou o decreto de número 8.227 em seu Facebook. “Em caso de saída de morador do município e retorno dentro do período estipulado na operação, esta ocorrerá mediante protocolo (senha) e registro do deslocamento para futuro e eventual monitoramento”, completa.
Conforme os últimos boletins municipais, Matinhos registra 10 casos e dois pacientes por coronavírus. Já Pontal do Paraná tem 12 casos, três pacientes recuperados, e nenhuma morte.
Feriado de Corpus Christi é celebrado no dia 11 de junho
O Corpus Christi, do latim, “o corpo de Cristo”, é um feriado facultativo e uma das principais celebrações da Igreja Católica. Apesar disso, não é feriado nacional, mas sim ponto facultativo. Contudo, diversos municípios – incluindo Curitiba – tornaram a data feriado municipal.