12/04/2024 | 18:51 | Toledo News
Servidor público e instrutor de Circo é preso acusado de abuso de menores, em Toledo
Portal Nova Santa Rosa
Na manhã de quinta-feira (11), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), atuando por meio da Delegacia da Mulher de Toledo, efetuou a prisão de um homem de 50 anos, acusado de estupro de vulnerável. A ação resultou do cumprimento de um mandado de prisão relacionado ao caso. Ele é servidor público e atua como instrutor no Circo da Magia, localizado no Jardim Coopagro.

A investigação que levou à detenção do suspeito foi coordenada pela Delegacia da Mulher, destacando a seriedade com que os delitos de natureza sexual são tratados, especialmente aqueles envolvendo vítimas vulneráveis. 

Conforme informações da Delegacia da Mulher de Toledo, ao menos três vítimas foram confirmadas, todas menores de idade e alunas do Circo. Alguns relatos dão conta de que ele estaria cometendo os abusos desde o ano de 1995.

Outras informações também dão conta de que o instrutor realizava os abusos e ameaçava às jovens e adolescentes, afirmando que caso contassem a alguém seriam retiradas das aulas.

O delegado da Polícia Civil de Palotina, Laécio Rodrigues, está acompanhando o caso, já que a delegada da Delegacia da Mulher de Toledo, Ana Cris Oliveira, está afastada por conta de uma cirurgia. Ele deu mais detalhes da situação.

Conforme o delegado, denúncias de uma mãe, no ano de 1995, relataram que a sua filha sofria abusos do referido professor, no entanto o inquérito foi encerrado por falta de provas e materialidade.

O instrutor foi preso na manhã de quinta-feira (11), em sua residência, localizada no Jardim Europa. Ele foi afastado de suas funções no dia 05 de abril, data em que a Prefeitura tomou ciência das denúncias e investigações.

Nota da Prefeitura

Em Nota Pública divulgada no final da tarde desta quinta-feira, a Prefeitura confirmou o afastamento do servidor logo após a descoberta das denúncias. A Nota também informa que um Processo Administrativo Disciplinar foi aberto para apurar o caso.

O documento ainda ressalta que a Prefeitura está prestando todo o suporte e assessoria jurídica às vítimas e suas famílias.

Por fim, a nota revela que o Programa segue com as suas atividades normais com outros professores e com o apoio de profissionais de psicologia e serviço social.

Confira a Nota Pública da Prefeitura de Toledo na íntegra

O Município de Toledo vem a público informar o afastamento do servidor que exerce as funções de Instrutor de Artes Circenses I, lotado no Circo da Magia. Esse afastamento ocorreu a partir do dia 5 de abril, imediatamente após tomar ciência de denúncias sobre a prática de atos que se inserem em infrações disciplinares, sendo, nessa mesma data, determinada a abertura de Processo Administrativo Disciplinar para apurar as denúncias. 

Informa, ainda, que o Processo Administrativo Disciplinar é instrumento previsto no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais justamente para apuração de eventual cometimento de infrações disciplinares, com o exercício do contraditório e amplo direito de defesa. 

Também informa que, imediatamente após receber as denúncias, o Município de Toledo deu toda a atenção e suporte jurídico às famílias das denunciantes, inclusive, para a formalização da ocorrência policial. 

Finalmente, informa que as atividades no Programa em questão seguem sendo ofertadas normalmente, com suporte de profissionais de psicologia e serviço social, além do acompanhamento mais direto de profissionais da área pedagógica, já que é um programa desenvolvido no contraturno. 

Importante esclarecer que a administração municipal não tolera quaisquer práticas de atos abusivos, seja de que espécie forem, e não medirá esforços para investigar, apurar responsabilidades e tomar todas as providências cabíveis. 
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Analine Link foi eleita como II Miss, Mirele Kasiane Martins é a III Miss e Miss Simpatia e Bianca Ressel Moenster é a nova Miss Fotogenia.
Publicado em 28/04/2024 as 08:09