12/04/2019 | 09:25 | Acessoria
Maripá confirma primeiro caso de dengue

O Município de Maripá confirmou nesta quinta-feira (11) o primeiro caso de dengue no município. Os dados são do último boletim epidemiológico da 20ª Regional de Saúde de Toledo. De agosto de 2018 até o momento, foram notificados 13 casos da doença, sendo que 1 foi confirmado, 7 apontaram resultado negativo e 5 estão no aguardo pelo resultado do exame.

Diante do quadro preocupante, a Secretaria de Saúde reforça o pedido aos munícipes para que façam a verificação semanal de sua propriedade, eliminando qualquer tipo de criadouro de mosquito, seja natural ou artificial, interno ou externo à residência, principalmente após o período de chuvas, pois é propício para proliferação do mosquito. Quando há casos notificados, as agentes de saúde realizam a aplicação de UBV costal (veneno) e, neste momento, é importante que as residências sejam abertas a fim de atingir a maior distância possível, dentro e fora de casa.

O índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegyptido primeiro ciclo está em 1,5%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. “Sabemos que nosso município é infestado pelo mosquito Aedes aegypti e por diversas vezes enfrentamos epidemia, por isso é muito importante que a população redobre a atenção.”, frisa a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.

AÇÕES – A Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde vem desenvolvendo um trabalho contínuo para o controle da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, através da intensificação de trabalhos de vistorias nos imóveis e atividades educativas para a comunidade, considerando que o vetor é o mesmo, conhecido como mosquito Aedes aegypti.

Nos meses de janeiro e fevereiro deste, a equipe também realizou mais um Arrastão da Dengue. Neste período, 2059 imóveis foram vistoriados, sendo que em 141 deles as residências estavam fechadas e em 90 imóveis foram encontradas larvas do mosquito.

DENÚNCIAS - Denúncias podem ser feitas no Setor de Vigilância em Saúde ou pelos contatos (44) 3687-1133 ou (44) 3687-1572, no ramal 2312. Em caso de dúvidas, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

REGIÃO - Na região oeste do Paraná, Terra Roxa registra 407 casos notificados e 45 confirmados e em Guaíra, de 46 casos notificados 24 foram confirmados. Já no município de Santa Helena, são 95 casos notificados e 11 confirmados.

As notificações de casos suspeitos de dengue crescem a toda semana. Em todo Estado, são 7 municípios em epidemia de dengue. Além disso, 3 óbitos já foram registrados, dois em Londrina e 1 em Cascavel.

Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Analine Link foi eleita como II Miss, Mirele Kasiane Martins é a III Miss e Miss Simpatia e Bianca Ressel Moenster é a nova Miss Fotogenia.
Publicado em 28/04/2024 as 08:09