11/05/2022 | 10:48 | G1 SC
Após passagem de ciclone, sobe para 42 número de cidades de SC que decretaram emergência
Divulgação/Defesa Civil
Subiu para 42 o número de cidades catarinenses que decretaram situação de emergência (veja lista abaixo) após a passagem de um ciclone pelo oceano na semana passada, que causou chuva no estado. Dos 295 municípios, 129 tiveram algum estrago. Três pessoas morreram. Este novo balanço foi divulgado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (10).

Os prejuízos causados pela chuva afetaram 52.593 pessoas. Desse total, 9.852 saíram das próprias casas e foram para a residência de parentes ou amigos e 869 foram para abrigos.

Os municípios que tiveram estragos precisam apresentam um plano de trabalho para terem acesso a recursos do governo do estado, que auxiliará na construção de casas para as pessoas que perderam as próprias residências. As construções deverão ser feitas em terrenos cedidos pelas prefeituras, longe de áreas inundáveis, a partir de critérios definidos pela Defesa Civil.

Decreto de emergência:

Confira abaixo os 42 municípios que decretaram emergência por causa das chuvas: 

Agrolândia
Agronômica
Alfredo Wagner
Anitápolis
Araranguá
Armazém
Arroio Trinta
Bom Jardim da Serra
Braço do Norte
Brunópolis
Capivari de Baixo
Forquilhinha
Grão Pará
Gravatal
Ibiam
Iomerê
Lages
Laurentino
Lauro Müller
Lebon Régis
Maracajá
Monte Carlo
Orleans
Pedras Grandes
Pescaria Brava
Pinheiro Preto
Pouso Redondo
Rio das Antas
Rio do Oeste
Rio do Sul
Rio Fortuna
Rio Rufino
Santa Rosa de Lima
São Bonifácio
São Joaquim
São Ludgero
São Martinho
Taió
Tangará
Tubarão
Urubici
Videira

Mortes:

José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio em 3 de maio. As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho.

Os socorristas foram acionados para resgate e busca dentro de um córrego no interior do município, mas, segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio e o veículo foi localizado caído com as rodas viradas para cima na região.

Na quarta-feira (4), um homem de 45 anos foi arrastado pela correnteza e morreu em Urubici, também na Serra. Segundo os bombeiros, a vítima tinha sido vista pela última vez na noite anterior, dentro do carro, sendo arrastada pela forte correnteza.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS