18/01/2022 | 10:30 | G1
Temporal destrói escola, igreja e caminhão tomba com força dos ventos no Rio Grande do Sul
Foto: RBS TV/Reprodução
O temporal que atingiu Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, destruiu prédios, destelhou imóveis, bloqueou ruas e deixou pessoas desalojadas entre segunda-feira (17) e esta terça (18).

De acordo com a prefeitura da cidade, pelo menos 1,5 mil famílias foram atingidas – a prefeitura não sabe, ainda, quantas delas precisaram deixar suas residências.

O bairro Santa Rita foi um dos mais atingidos, junto do Conjunto Habitacional (Cohab).

A Igreja Betel, na Rua Paulo de Souza Jardim, sofreu diversos danos com a chuva e vento fortes. Parte da estrutura cedeu. O mesmo aconteceu com o prédio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carmen Alice Laviaguerre, na Avenida Osvaldo Jardim, e em imóveis na Rua Vinte e Seis.

O posto de saúde que fica no bairro Cohab suspendeu atendimentos devido aos danos sofridos na estrutura devido ao temporal. Quatro ginásios foram destelhados.

Quase 150 mil clientes ficaram sem luz. 

Estragos nessa e em outras regiões fizeram com que a prefeitura decretasse situação de emergência e instituísse um comitê de crise para atender a população. A ideia é organizar o trânsito, fazer a retirada de árvores e postes que foram derrubados e restabelecer o serviço público que sofreu impactos com o temporal.

A previsão dada pelo Executivo Municipal é de que a limpeza da cidade comece a partir das 7h desta terça. Uma reunião para planejar outras ações está prevista para por volta das 11h.

Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Comunitária estão nos bairros desde a segunda-feira.

Equipes da Defesa Civil prestam auxílio na cidade distribuindo lonas aos moradores. Já houve a entrega de lonas para 500 famílias, mas já há mais de mil pedidos tanto de lonas quanto de telhas.

A prefeitura divulgou que, por volta das 23h, duas caminhonetes foram até Porto Alegre para buscar lonas doadas pela Capital. Milhares de metros já foram distribuídos à população.

A cidade enfrenta problemas com o fornecimento de energia elétrica e com o sinal de internet.

De acordo com o Climatempo, a tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre foi provocada por nuvens carregadas que se formaram devido à atmosfera estar muito quente e haver a aproximação de uma frente fria no litoral sul gaúcho.

O aeroporto de Porto Alegre registrou rajadas de vento de 62 km/h. Porém, pelo nível de destruição em Guaíba, a suspeita dos meteorologistas é de que houve rajadas mais intensas que podem ter sido chegado a mais de 100 km/h. Um caminhão chegou a tombar na cidade com a força do vento.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
MAIS IMAGENS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS