25/07/2021 | 18:42 | Simepar
Forte massa de ar polar causa frio intenso no Paraná entre 27 de julho e 2 de agosto
Entre 27 de julho a 2 de agosto, o tempo no Paraná será marcado por alterações radicais, com a chegada de nova onda de frio intenso em todas as regiões paranaenses.

Entre 27 e 28 de julho a mudança no tempo começa com a chegada de uma frente fria no Paraná, que causará chuva no estado, mas com pouca quantidade acumulada prevista (entre 10 e 20 mm nas principais cidades do estado).

Após a passagem desta frente fria e suas áreas chuvosas pelo estado, uma intensa massa de ar frio e seco (de origem polar) chega rapidamente sobre todas as regiões paranaenses. À partir de 28 de julho as temperaturas vão apresentar queda muito acentuada, começando pelo oeste do estado e avançando pelas demais área do Paraná (sudoeste, centro, sul, Campos Gerais e Grande Curitiba). A temperatura mínima esperada nesse dia fica entre 0 e 4 °C nessas regiões. Aliado à temperatura muito baixa, o vento vindo da direção sul deixa a sensação de frio ainda maior e será grande o desconforto para permanecer e se locomover ao ar livre.

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto a forte massa de ar frio se estabelece sobre o Paraná. Os dias ficarão muitos gelados, mesmo durante as tardes. Ainda que o céu fique mais aberto e com o sol presente, o ar gelado irá persistir nesses dias. Serão observadas temperaturas negativas em todo o estado (entre -1 e -5 °C), com mais destaque nas regiões sul, sudoeste, centro e Campos Gerais.  Frio muito rigoroso e temperaturas negativas também serão observadas na Região Metropolitana de Curitiba e várias cidades das regiões norte (como Maringá, Londrina e Apucarana) e oeste (entre elas Cascavel e Foz do Iguaçu). Até mesmo na área do litoral paranaense temperaturas muito baixas serão observadas (com expectativa de temperaturas mínimas de 5 °C ou menos que isso). 

Esse cenário causará a formação de geadas extensivas e de forte intensidade em praticamente todo o Paraná a partir de 29 de julho.

Temperaturas muito baixas também são esperados para a Curitiba entre os dias 28 de julho e 01 de agosto, com valores próximos a 0 °C ou negativos, condição que favorece a ocorrência de geada forte também na área da capital do estado.

Além do frio intenso que vai afetar diretamente a população, as temperaturas muito baixas podem ampliar ainda mais o impacto na agricultura (nas culturas de hortaliças, no milho, café entre outras culturas). Esse setor já contabilizou perdas significativas devido as duas massas de ar frio que atingiram o Paraná no início e no meio deste mês de julho e esta nova onda de frio intenso promete mais stress para os agricultores.

Essa forte onda de ar frio esperada para a próxima semana e que vai manter o tempo gelado por vários dias no Paraná deve apresentar semelhanças com o evento ocorrido em julho de 2013, o qual provocou temperaturas negativas ou muito baixas por uma semana e causou formação de geadas generalizadas em todo o estado.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 26/09/2021 as 15:15