28/06/2021 | 14:29 | G1 SC
Neve é registrada em Santa Catarina pela primeira vez em 2021
Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim Online
Santa Catarina registrou neve pela primeira vez no ano na manhã desta segunda-feira (28). O fenômeno ocorreu no interior de São Joaquim, na Serra catarinense, e em Água Doce, no Oeste, por volta das 8h30. A informação foi confirmada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.

Além do fenômeno, houve registro também de chuva congelada nas cidades de Bom Jardim da Serra, Urubici e Lages, municípios da região serrana, e Abelardo Luz, no Oeste.

Em São Joaquim, por volta das 6 horas a mínima chegou a 1,6ºC. Já Urupema, a menor temperatura registrada foi - 0,68ºC, às 10 horas. Ao longo do dia, a expectativa é de que os termômetros registrem marcas ainda menores. Com isso, a condição de neve persiste até a madrugada de terça-feira (29).


Moradores registram fenômenos

Em Urupema, na Serra, a moradora Evilin Cristini registrou chuva com flocos de gelo nesta manhã. Já em Água Doce, no Oeste catarinense, Tarsila De Mello Tasca também viu o fenômeno na propriedade em que mora, na Fazenda Pontão.

Na cidade do oeste catarinense, também houve registro de neve. Segundo Tarsila, é comum as temperaturas caírem na região nessa época do ano. No entanto, sempre que o fenômeno é registrado os moradores sentem "um vento minuano de cortar coxilha", disse a moradora.

Tempo em SC

A previsão do tempo aponta que a presença de uma frente fria causa nebulosidade e provoca o declínio nas temperaturas nesta segunda em todas as cidades catarinenses. Nesta tarde, as máximas não devem passar dos 5ºC na Serra e no Meio-Oeste.

Na terça-feira (29), as temperaturas caem ainda mais. A mínimas chegam aos -7ºC na Serra. Já Oeste, os termômetros ficam próximo de - 3ºC. Já na quarta-feira (30), o sol aparece entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina.

Neve em 2020

O último registro de neve em Santa Catarina ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto, quando 11 municípios informaram o fenômeno. Na época, ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer, a menor delas foi registrada no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram - 8,6ºC.

Desde então, Santa Catarina registra temperaturas baixas ao amanhecer e geadas.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS