02/06/2021 | 09:46 | Toledo News
Ocupação dos leitos de UTI chega a um dos piores cenários desde o início da pandemia na 20ª Regional de Saúde
Parece repeteco ou estar batendo sempre na mesma tecla, mas infelizmente estamos vivendo mais uma vez um momento terrível na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo quando o assunto é a pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus (Covid-19). A regional está vivendo um de seus piores cenários, se não o pior em relação a ocupação dos leitos de UTI Covid-19, que estão lotados, além de mais 38 pacientes que esperam por uma vaga.

O momento crítico é evidenciado pelo chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli. “Vivemos o pior momento quanto a ocupação de leitos de UTI. Não temos mais vagas no SUS, além de vários pacientes aguardando por um leito. Isso sem contar os pacientes que são atendidos por convênios ou de forma particular. Também continuamos perdendo muitas vidas. É realmente angustiante, triste e lamentável”, afirma.

A 20ª Regional de Saúde possui 62 leitos de UTI Covid-19 destinados exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que todos estão indisponíveis. Os leitos estão divididos entre o Hospital Bom Jesus, em Toledo, o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina.

Quando falamos das pessoas que esperam por leitos hospitalares chegamos ao número total de 62. Além dos 38 cidadãos que aguardam por um lugar nas UTIs, temos mais 24 pacientes na fila de espera por uma vaga de enfermaria.

Outros dados também demonstram o quão complicado é o momento vivido na região e principalmente em Toledo. Um deles é o número de óbitos que segue crescendo de maneira significativa na cidade, foram 13 somente nos últimos sete dias (de 26 de maio a 01º de junho). Também utilizando como exemplo a última semana tivemos o acréscimo de 848 novos casos da doença no município. No mesmo período Toledo teve mais 469 casos ativos da enfermidade, saindo de 784 no dia 25 de maio e indo para 1.253 no boletim desta terça-feira.

Todos os dados demonstram uma situação complicada. Alberi Locatelli lembra que somente a vacinação poderá mudar a situação, no entanto ele enfatiza que o vírus tem circulado com maior velocidade do que a chegada dos imunizantes. “As vacinas têm se mostrado eficazes, mas elas não têm chegado na mesma proporção que o vírus tem evoluído e aumentado. Por isso precisamos do apoio de todos. Devemos seguir as normas sanitárias, pois logo ali na frente as vacinas irão chegar e toda a população será imunizada”, disse Locatelli.

Por fim, o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo agradeceu o apoio dos meios de comunicação e dos profissionais de imprensa para a divulgação de todas as informações a respeito da pandemia e também lembrou de sua importância de bem informar e conscientizar a população. “Agradeço o serviço prestado até aqui por todos os meios de comunicação e profissionais de imprensa, mas também peço que todos vocês continuem com esse trabalho de de levar a informação correta e é claro de uma maneira que todos possam entender o momento que estamos vivendo", conclui Alberi Locatelli.
Participe do nosso grupo no WhatsApp clicando aqui
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal ClickMercedes.net pelo WhatsApp (45) 9 9918-3983 ou WhatsApp (45) 9 9947-9705.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS